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O engagement online do adepto através das redes sociais dos clubes de futebol

Aluno: Diogo Alexandre Ponta GarÇa SimÃo Gomes


Resumo
Os clubes de futebol procuram constantemente estar mais próximos dos seus adeptos e as redes sociais são uma ferramenta cada vez mais essencial para alcançar essa proximidade. Contudo, várias nuances influenciam o nível de engagement online. O presente estudo tem como objetivo compreender essas nuances, nomeadamente o perfil do adepto, tipo de conteúdo, performance da equipa e sazonalidade da época desportiva e a relação com os diferentes níveis de engagement nas redes sociais do clube. Para a realização deste estudo adotou-se uma estratégia quantitativa monométodo, concretizada através de um inquérito por questionário online. Foram consideradas 505 respostas válidas, analisadas através do IBM SPSS Statistics, permitindo o recurso a regressões lineares múltiplas com o intuito de compreender a relação entre as nuances mencionadas anteriormente e o nível de engagement. Através dos resultados obtidos concluiu-se que determinadas variáveis têm relevo para compreender o nível de engagement do adepto português, nas redes sociais Facebook e Instagram. O tipo de conteúdo, o amor pelo clube e o tipo de assistência aos jogos de futebol são exemplos disso, independentemente da sazonalidade da época desportiva. Relativamente à performance da equipa, idade, sexo e estado civil do adeptoque também se refletem no engagement online, estes já dependem da sazonalidade daépoca desportiva. Estes resultados revelam-se significativos tanto a nível académico como empresarial. A nível académico são relevantes por procurar compreender o consumidor de desporto e as suas características únicas e singulares dos demais e por acrescentar valor à literatura existente sobre o marketing nas redes sociais. A nível empresarial permite aos clubes de futebol uma perceção mais aprimorada do perfil do seu adepto e respetivo comportamento online. Este conhecimento permite a conceção de estratégias de marketing digital com melhores resultados, tanto a nível de engagement, como, possivelmente, a nível desportivo, através do apoio manifestado pelos adeptos.


Trabalho final de Mestrado