Search button

A Importância da Autenticidade no Tiktok: Efeitos na Felicidade, Satisfação com a Vida e Estima Proporcionada Pelos Vídeos

Aluno: Joana Fonseca Machado


Resumo
O presente estudo utilizou o TikTok como campo de investigação, uma plataforma de redes sociais, popular na partilha de vídeos, especialmente entre jovens. O estudo tem como objetivo compreender os aspetos positivos do TikTok, ao analisar como a plataforma contribui para o aumento da felicidade e satisfação com a vida dos utilizadores. Em particular, este trabalho, procurou compreender de que forma a auto perceção de autenticidade dos criadores de vídeos, na vida em geral e nos vídeos que produzem impacta a sua experiência na plataforma. O estudo adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários online para recolha de dados. A amostra consistiu em pessoas que publicam regularmente vídeos no TikTok, sobre marcas, produtos e/ou serviços. O estudo utilizou a modelagem de equações estruturais de mínimos quadradis parciais (PLS-SEM) para a análise do modelo estrutural. As descobertas demonstram a importância da autenticidade e sinceridade nas redes sociais para o bem-estar dos criadores de conteúdo no TikTok, satisfação com a vida e felicidade subjetiva. Demonstra ainda a importância da auto perceção de sinceridade nas interações online como um fator mediador importante. Ser autêntico é uma vantagem tanto para os criadores como profissionais de marketing. Contribui não apenas para o bem-estar dos criadores de conteúdo, mas também fortalecer o relacionamento entre as marcas e o público


Trabalho final de Mestrado