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O Turismo Rural em Portugal e o Impacto das Redes Sociais para a sua comunicação

Aluno: Beatriz Ramalhete Salvado Paz Louro


Resumo
As redes sociais têm tido cada vez mais um papel importante na comunicação entre consumidor e empresa, no entanto, muitas vezes, os destinos hoteleiros rurais não têm os meios nem os recursos necessários para investir de uma forma eficaz nesta promoção. Com isto, a presente dissertação pretende estudar, (1) o nível de relevância que as redes sociais têm na comunicação destes destinos, (2) a influência que as mesmas têm no processo de tomada de decisão do turista, (3) o papel da motivação na criação de reações ao destino hoteleiro rural por parte do turista e (4) as características pertencentes aos destinos que auxiliam na criação de reações positivas por parte do turista. O presente estudo foi realizado segundo uma abordagem filosófica pragmática com recurso a uma abordagem abdutiva. O tipo de pesquisa é experimental e a escolha metodológica uma pesquisa qualitativa de método único. A estratégia utilizada foi a realização de dois focus groups. O estudo é cross-sectional, a técnica de amostragem é não-probabilística intencional homogénea e a amostra é considerada não representativa. Os dados recolhidos foram analisados através de uma análise qualitativa de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram concluir que (1) as redes sociais são relevantes para o plano de comunicação e marketing destes destinos em Portugal, ao facilitarem a interação entre a marca e o consumidor e por servirem de motor de pesquisa, (2) as redes sociais desempenham um papel de relevo no processo de tomada de decisão do turista, (3) as motivações agem como impulsionadores primários dos turistas, levando à criação de reações como a lealdade, satisfação e intenção de (re)visita em relação a um determinado destino hoteleiro rural e (4) a imagem, a reputação e a perceção são características relevantes na criação de reações positivas por parte do turista, (5) ao contrário do brand equity.


Trabalho final de Mestrado