Search button

Consumo de Bens de Luxo em Segunda Mão: Uma Análise de Coorte Geracional do Mercado Chinês

Aluno: Jiaming He


Resumo
Atualmente, o mercado mundial de luxo em segunda mão está em plena expansão. Sendo a China um mercado promissor, é necessário compreender melhor os consumidores chineses e o seu comportamento de compra. Numa perspetiva de coorte geracional, este estudo visa obter uma visão dos comportamentos dos consumidores chineses em relação aos produtos de luxo em segunda mão, em termos das suas intenções de consumo e da influência dos valores percebidos pelos consumidores, do risco percebido e das normas subjetivas nas suas intenções de compra através de compras online e offline. Os dados para este estudo foram recolhidos através de um inquérito a 400 consumidores chineses de quatro grupos geracionais na China, incluindo os pós-70, pós-80, pós-90 e pós-00. Foram identificadas diferenças significativas entre as quatro gerações. Observou-se que as gerações mais jovens tinham intenções de compra mais elevadas através de compras offline do que as suas congéneres mais velhas. Pelo contrário, as gerações mais velhas tinham intenções de compra mais elevadas através de compras online do que as gerações pós-90 e pós-00. Foram também identificadas diferentes motivações entre as quatro gerações no seu consumo de artigos de luxo em segunda mão.


Trabalho final de Mestrado