Aluno: Jiaming He
Resumo
Atualmente, o mercado mundial de luxo em segunda mão está em plena expansão.
Sendo a China um mercado promissor, é necessário compreender melhor os
consumidores chineses e o seu comportamento de compra. Numa perspetiva de coorte
geracional, este estudo visa obter uma visão dos comportamentos dos consumidores
chineses em relação aos produtos de luxo em segunda mão, em termos das suas
intenções de consumo e da influência dos valores percebidos pelos consumidores, do
risco percebido e das normas subjetivas nas suas intenções de compra através de
compras online e offline. Os dados para este estudo foram recolhidos através de um
inquérito a 400 consumidores chineses de quatro grupos geracionais na China,
incluindo os pós-70, pós-80, pós-90 e pós-00. Foram identificadas diferenças
significativas entre as quatro gerações. Observou-se que as gerações mais jovens
tinham intenções de compra mais elevadas através de compras offline do que as suas
congéneres mais velhas. Pelo contrário, as gerações mais velhas tinham intenções de
compra mais elevadas através de compras online do que as gerações pós-90 e pós-00.
Foram também identificadas diferentes motivações entre as quatro gerações no seu
consumo de artigos de luxo em segunda mão.
Trabalho final de Mestrado