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Influência da Interação Humano-IA no Comportamento Antiético do Jogador de Videojogos

Aluno: Lara Isabel Palma Santos


Resumo
Este estudo investiga o impacto de jogar videojogos contra oponentes controlados por inteligência artificial (IA) ou jogadores humanos no comportamento antiético dos jogadores. Sugere-se que, devido à dificuldade em perceber uma “mente” num robot, os seres humanos tendem a exibir comportamentos mais antiéticos em relação aos oponentes controlados por IA. Propõe-se que essa relação seja mediada pela redução sensação de controlo do jogador e pela perceção de autoeficácia. Além disso, essa relação é moderada pelas características competitivas do indivíduo, ampliando o seu efeito. Para testar o modelo proposto foi realizada uma experiência no contexto do videojogo FIFA23. Os respondentes jogaram uma partida do jogo e responderam a um questionário. Foram recolhidas um total de 87 respostas válidas e analisadas com recurso ao software IBM SPSS. Os resultados não apresentaram significância estatística para nenhuma das hipóteses propostas, exceto pela relação entre jogar contra um oponente controlado por IA (em comparação com um oponente humano) e o número de faltas cometidas durante uma partida. O tamanho limitado da amostra e a falta de diversidade (predominantemente composta por participantes masculinos com experiência prévia em jogos) podem ter afetado a significância dos resultados. Este estudo abre caminho para futuras investigações com o objetivo de compreender a interação entre sistemas de IA e seres humanos em ambientes competitivos.


Trabalho final de Mestrado