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Realidade Aumentada em Menus de Restaurantes: Impacto na Intenção de Compra e na Percepção Sensorial

Aluno: Maria Rebelo De Andrade GalvÃo NazarÉ


Resumo
Os rápidos avanços tecnológicos têm proporcionado às empresas diferentes formas de apresentar os seus produtos. Neste contexto, a tecnologia de realidade aumentada tem apresentado aos marketeers oportunidades promissoras de envolver os clientes e transformar a sua experiência de compra. Aliada a uma crescente procura dos consumidores por experiências únicas, inovadoras e interativas, um dos desafios atuais do mercado consiste em compreender de que forma a utilização da tecnologia de realidade aumentada pode afetar o comportamento do consumidor. Esta investigação examinou o efeito diferencial da utilização de realidade aumentada na apresentação de um menu de restaurante na perceção sensorial do consumidor dos pratos e na intenção de compra. O presente estudo foi conduzido através de uma abordagem quantitativa. Utilizou-se o método experimental, através de um questionário online que contou com a participação de 426 indivíduos. Os resultados demonstram que um menu de restauração apresentado através de realidade aumentada (em comparação com um menu sem realidade aumentada), aumenta a perceção sensorial dos pratos. Por outro lado, esta investigação não permitiu obter conclusões do efeito desta tecnologia na intenção de compra dos consumidores. Adicionalmente, demonstrou-se que a intenção de compra e a perceção sensorial aumentam através do aumento da capacidade mental de imaginar o produto e de o consumidor sentir sensações positivas. A nível académico, o presente estudo permitiu preencher uma lacuna existente na relação entre os três conceitos estudados: realidade aumentada, intenção de compra e perceção sensorial. A nível empresarial forneceu insights importantes a gestores de restaurantes e profissionais de marketing para potenciar as suas estratégias e desenvolver relacionamentos com os seus consumidores, através da tecnologia da realidade aumentada.


Trabalho final de Mestrado