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Um estudo empírico sobre os fatores que influenciam a intenção comportamental de utilização dos consumidores relativamente às compras em livestreaming

Aluno: Jiaqi Zhu


Resumo
Como resultado do enorme impacto da Covid-19 na economia social nos últimos três anos, a economia de rede tem recebido ainda mais atenção de todos os lados, e cada vez mais empresários percebem que o desenvolvimento do marketing de rede será a tendência dominante no futuro. O surgimento desta nova forma de livestreaming nos meios de comunicação social também permite que as pessoas vejam novas oportunidades de negócio. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar os fatores que motivam os consumidores a escolher as compras em livestreaming e explorar o impacto da confiança como fator mediador. Este estudo é de natureza quantitativa e a ferramenta de recolha de dados utilizada foi um questionário online em chinês e inglês. Obteve-se um total de 381 respostas válidas. Os dados foram analisados através regressões lineares múltiplas e simples. Este estudo conclui que quando os consumidores têm níveis mais elevados de perceção de facilidade de utilização, perceção de entretenimento, perceção de interatividade e confiança nas compras em livestreaming, a sua vontade de escolher as compras em livestreaming é maior. Além disso, o estudo também concluiu que, quando os consumidores experimentam níveis mais elevados de interatividade com as compras em livestreaming, a sua confiança nas compras em livestreaming é também aprofundada, e níveis mais elevados de confiança conduzem a uma maior de utilizar a plataforma. Este estudo fornece conhecimentos teóricos mais aprofundados sobre o processo de decisão dos consumidores, desde o que afeta a intenção de usar plataformas de livestreaming até intenção até ao comportamento efetivo na escolha das compras em livestreaming. Os conhecimentos adquiridos com este estudo são importantes para ajudar os operadores de lojas online e os profissionais de marketing online a compreender melhor as características dos clientes que preferem as compras em livestreaming e, assim, desenvolver estratégias de gestão e marketing mais eficazes.


Trabalho final de Mestrado