Search button

#FILMISNOTDEAD: Uma Análise Comparativa das Postagens de Fotografias Analógicas e Digitais nas Redes Sociais

Aluno: Maria Eunice Godinho Xavier Dias


Resumo
Vários autores têm procurado entender a crescente popularidade de objetos analógicos num mundo pós-digital. A utilização de objetos analógicos está, não apenas relacionada com a procura de um escape do mundo digital, mas também com sentimentos nostálgicos e genuínos, oferecendo uma experiência física e de qualidade superior que não seria possível apenas no contexto digital. O presente trabalho pretende, assim, fazer uma análise comparativa das postagens de fotografias analógicas e digitais nas redes sociais, procurando descobrir que diferenças existem nas motivações e gratificações de postagem de fotografia analógica vs. digital nas redes sociais; e que tenções poderão existir entre a dualidade do espaço físico de produção vs. espaço digital de postagem, das fotografias analógicas. Este estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo sido realizadas 15 entrevistas em profundidade. Os resultados dizem-nos que existem variações significativas entre as motivações e gratificações retiradas dos dois tipos de fotografia. A aparente ausência de pontos de tensão na dualidade espaço físico vs. digital é discutida em detalhe. Embora estudos anteriores tenham abordado as motivações para a partilha de imagens digitais nas redes sociais, este trabalho preenche uma lacuna ao centrar-se nas motivações específicas que impulsionam a partilha de fotografias analógicas. As empresas e as marcas podem modificar as suas táticas de marketing para melhor se envolverem com os clientes com base nos motivos e gratificações descobertos para a partilha de imagens analógicas e digitais.


Trabalho final de Mestrado