Aluno: Maria Margarida GalvÃo Machado
Resumo
O autoconceito retrata as crenças que um individuo possui acerca dos seus atributos e como
os avalia. As pessoas, no decorrer das suas vidas, exercem diversos papeis e acabam por adquirir
produtos e serviços que contribuem para o processo de socialização e para a criação das suas
identidades. Neste contexto, o presente estudo procura investigar a influência do cabelo na
construção do autoconceito das mulheres. Tem como objetivo explorar os significados
atribuídos ao cabelo para a construção da identidade das mulheres, entender como pode o cabelo
ser utilizado pelas mulheres para comunicar diferentes papeis sociais, compreender que
potenciais benefícios e riscos são percecionados pelas mulheres nos cuidados e tratamentos que
fazem aos cabelos e como podem ser geridos os riscos percecionados. Foi utilizada uma
abordagem qualitativa de natureza exploratória e adotada a técnica de amostragem nãoprobabilista, por conveniência. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas em
profundidade, a seis mulheres.
A nível académico, os resultados contribuem para reduzir a lacuna existente no
conhecimento da relação entre o autoconceito das mulheres e o seu cabelo e de como o cabelo
influência a construção e definição da identidade. A nível empresarial as conclusões contribuem
para que as indústrias de cabeleireiro e de cosmética entendam com profundidade o impacto do
cabelo na autoestima da mulher, o que pode impactar nas decisões de comunicação. Também o
conhecimento dos diferentes tipos de risco que as consumidoras percecionam ao utilizar
produtos e serviços de cabeleireiro e as suas estratégias para reduzir essas perceções de risco,
podem contribuir para melhores decisões de marketing neste setor.
Trabalho final de Mestrado