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O AUTOCONCEITO E O CABELO DA MULHER: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aluno: Maria Margarida GalvÃo Machado


Resumo
O autoconceito retrata as crenças que um individuo possui acerca dos seus atributos e como os avalia. As pessoas, no decorrer das suas vidas, exercem diversos papeis e acabam por adquirir produtos e serviços que contribuem para o processo de socialização e para a criação das suas identidades. Neste contexto, o presente estudo procura investigar a influência do cabelo na construção do autoconceito das mulheres. Tem como objetivo explorar os significados atribuídos ao cabelo para a construção da identidade das mulheres, entender como pode o cabelo ser utilizado pelas mulheres para comunicar diferentes papeis sociais, compreender que potenciais benefícios e riscos são percecionados pelas mulheres nos cuidados e tratamentos que fazem aos cabelos e como podem ser geridos os riscos percecionados. Foi utilizada uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e adotada a técnica de amostragem nãoprobabilista, por conveniência. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas em profundidade, a seis mulheres. A nível académico, os resultados contribuem para reduzir a lacuna existente no conhecimento da relação entre o autoconceito das mulheres e o seu cabelo e de como o cabelo influência a construção e definição da identidade. A nível empresarial as conclusões contribuem para que as indústrias de cabeleireiro e de cosmética entendam com profundidade o impacto do cabelo na autoestima da mulher, o que pode impactar nas decisões de comunicação. Também o conhecimento dos diferentes tipos de risco que as consumidoras percecionam ao utilizar produtos e serviços de cabeleireiro e as suas estratégias para reduzir essas perceções de risco, podem contribuir para melhores decisões de marketing neste setor.


Trabalho final de Mestrado