Aluno: JoÃo Carlos Carvalho Lopes
Resumo
O tema do racismo tem ganho uma importância crescente na sociedade, fomentada
pelos inúmeros casos de injustiça social que se têm registado. Por consequência, o
desporto não ficou alheio a este crescimento acentuado do racismo na sociedade e vários
são os relatos ligados a episódios racistas que ocorrem no mundo do desporto, mais
concretamente, no mundo do futebol. Para combater este flagelo, têm existido várias
iniciativas que visam alterar este tipo de comportamentos na esfera desportivas, tais
como, campanhas publicitárias promovidas por agentes desportivos (jogadores
profissionais de futebol, dirigentes e clubes de futebol).
O presente estudo visa perceber qual o efeito que as campanhas marketing social e a
identificação dos adeptos com jogadores/clubes de futebol têm no comportamento
antirracista do adepto de futebol. Para isso, foi desenvolvido um modelo de investigação
que estuda o efeito da credibilidade e da notoriedade de uma campanha publicitária, da
identificação do adepto com jogadores/clubes de futebol com atitudes antirracistas e a
forma como as atitudes antirracistas podem influenciar os comportamentos antirracistas.
Neste estudo, baseado num inquérito online junto de uma amostra de conveniência,
constatou-se que as atitudes antirracistas não têm uma influência direta em
comportamentos antirracistas, sendo este facto inesperado. Uma possível explicação para
este facto, prende-se com a emotividade que está adjacente ao futebol e à atmosfera dentro
do estádio, que em muitas ocasiões pode conduzir a comportamentos menos racionais por
parte dos adeptos, levando-os a cometer atos pouco ponderados e, muitas vezes,
incorretos.
Trabalho final de Mestrado