Search button

LIGAÇÃO ENTRE INVEJA BENIGNA, AUTOESTIMA E EFEITO DOPPELGANGER DO CONSUMIDOR COM A INTENÇÃO DE COMPRA DE CONSUMO FASHION COLABORATIVO

Aluno: ThaÍs NÓbrega De Santana Tompson


Resumo
Quando as questões ambientais são postas em causa, o consumo fashion colaborativo passa a tornar-se uma alternativa de compra de grande parte dos consumidores que prezam pela diminuição do desperdício, da poluição e contribuição da natureza. Esta alternativa apresenta uma tendência crescente. Por outro lado, também foi questionado se existe ligação entre a inveja benigna, a autoestima e o efeito doppelganger do consumidor no contexto do mimetismo das personagens de séries de televisão. Assim, este estudo aborda a relação entre o efeito doppelganger, a inveja benigna e a autoestima com o consumo fashion colaborativo. Especificamente pretende-se compreender se a identificação com as personagens das séries de televisão ativa o efeito doppelganger, a inveja benigna e se ambos se relacionam com a autoestima das participantes. Procura-se perceber ainda como esta associação é percecionada no contexto do consumo fashion colaborativo. O estudo segue uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas individuais semi-estruturadas. Foram selecionadas 22 participantes do género feminino, que assistem séries de televisão e são consumidoras de lojas de segunda mão, ou possuem a intenção de realizarem compras nestas lojas. Através do processo de análise temática com auxílio do software MaxQDA, foi possível concluir que as entrevistadas se identificam com as personagens de séries de televisão e usam-nas como fontes de inspiração para os seus outfits. Esta identificação ativa o efeito doppelganger, que, consequentemente, também aciona a inveja benigna, influenciando as suas decisões de consumo e também auto perceção de aumento na sua autoestima. Este estudo contribui para um conhecimento mais granular do processo de identificação e decisão do consumidor fashion colaborativo. Os resultados indicam uma associação positiva, não explorada na literatura, entre o mimetismo ativado por séries de televisão, e a intenção de compra em lojas de roupas de segunda mão.


Trabalho final de Mestrado