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COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS REDES SOCIAIS: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SOBRE E-REPUTATION E EWOME-WOM

Aluno: DÉbora Maria De Souza Vieira


Resumo
Este estudo tem como objetivo entender a relação entre Comunicação da Sustentabilidade (CS) nas redes sociais, e-reputation e o eletronic WOM (eWOM). Diante da evolução do conceito de CS, torna-se relevante entender a associação entre estes conceitos, principalmente para guiar as tomadas de decisões dos marketeers. Neste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, com recolha única de dados e horizonte temporal cross-sectional. Realizaram-se recolhidas 14 entrevistas semiestruturadas a internautas e community managers. Os resultados mostram que os internautas são recetivos às mensagens de sustentabilidade divulgadas nas redes sociais. No entanto, cada vez mais, os consumidores estão atentos à veracidade das informações e também à sua qualidade, especificamente se os dados divulgados são relevantes e verídicos. Além disso, nota-se que os community managers relacionam a reputação online com a Comunicação da Sustentabilidade de forma positiva, e têm investido em mecanismos de monitorização da reputação online. Contudo, não há indicações consideráveis que a CS aumente o eWOM positivo das empresas. No entanto, a disponibilidade das ações socioambientais das marcas no ambiente online, faz com que os consumidores recomendem com frequência maior tais organizações do que aquelas que não realizam a CS. Portanto, a Comunicação da Sustentabilidade nas redes sociais parece impactar a e-reputation das marcas.


Trabalho final de Mestrado