Search button

PLANO DE MARKETING SALSINHA & MORAIS

Aluno: Maria Teresa De Oliveira Salsinha Rocha


Resumo
O presente projeto consiste na realização de um Plano de Marketing, a iniciar no mês de janeiro de 2023, para a grossista Salsinha&Morais a laborar há cerca de 41 anos no setor alimentar. A Salsinha&Morais é uma microempresa familiar que comercializa produtos alimentares, bebidas e produtos de limpeza. Os objetivos deste projeto são explorar as alterações na natureza dos relacionamentos entre a grossista e os seus clientes empresariais, perceber de que forma a empresa se pode atualizar para fazer face aos desafios do mercado, bem como à complexidade do comportamento de compra deste tipo de consumidores, à quebra das vendas, criando vantagens competitivas sustentáveis e, por último, colmatar as consequências causadas pela pandemia Covid-19 na empresa. Relativamente à metodologia utilizada para a elaboração do estudo, recorreu-se a métodos de recolha de dados de duas fontes (primárias e secundárias). No que se refere aos dados primários foram, mais precisamente, realizadas regularmente mais de 10 entrevistas informais-estruturadas aos sócios-gerentes da empresa, como também entrevistas em profundidade estruturadas (com o objetivo de garantir a recolha do máximo de informação possível) a 35 proprietários de cafés, pastelarias e restaurantes que conheciam a grossista, mas não precisavam de ser necessariamente clientes da mesma. Para este propósito, recorreu-se ao software MaxQda, que permite analisar os dados qualitativos. Os objetivos pretendidos com a entrevista em profundidade foram alcançados, visto que foram recolhidas informações pertinentes que tiveram um elevado contributo para a elaboração das estratégias de marketing-mix. Para finalizar, conclui-se que do ponto de vista estratégico e tático a grossista deve apostar em 2023 comercializar produtos saudáveis, efetuar promoções para clientes existentes e novos clientes, realizar parte das entregas em caixas reutilizáveis, criar um logótipo, entre outros.


Trabalho final de Mestrado