Aluno: Filipa EusÉbio Victor
Resumo
O número de indivíduos que consomem produtos sem glúten diariamente, tem vindo a aumentar nos últimos anos. Com o aumento da procura, começaram a surgir casos em que as marcas escolhem incluir o rótulo “sem glúten” nos seus produtos naturalmente isentos da proteína, como forma de aumentar as vendas.
Este estudo avalia o impacto do uso indevido destes rótulos na intenção de compra dos consumidores, e na sua atitude em relação à marca, tendo em conta a influência da confiança e da consciencialização.
Foi realizado um estudo experimental com 359 participantes, sendo que metade viu um produto naturalmente isento de glúten e os restantes viram um produto modificado para não conter a proteína. Estes grupos estavam sujeitos a níveis de conhecimento diferentes, pois uns foram informados da composição do produto e os restantes não receberam nenhuma informação sobre o mesmo.
Os resultados obtidos indicam que a confiança dos consumidores é negativamente impactada pelo uso de rótulos “sem glúten” que induzem em erro e que não transmitem informações autênticas sobre o produto em causa.
Estes dados reforçam a relação entre a confiança do consumidor nos rótulos e a confiança na marca, expandindo a investigação existente ao explorar os efeitos a longo prazo desta estratégia de marketing.
Trabalho final de Mestrado