Aluno: GlÓria Morais Alves
Resumo
Este estudo investiga a perceção de pessoas com cegueira na compra de alimentos biológicos em lojas físicas. O elevado número de indivíduos com deficiência visual e a busca por promover a sua independência motivam este trabalho. Compreender as suas motivações e processos de decisão pode auxiliar na criação de campanhas de marketing mais inclusivas, direcionadas a um público pouco explorado pela literatura, melhorando assim as suas condições de vida.
O objetivo é explorar o conhecimento dessas pessoas sobre alimentos biológicos, as suas limitações, como a dificuldade em identificar produtos e ler rótulos, assim como perceber a influência de familiares e amigos na decisão de compra. Realizou-se um estudo qualitativo com uma abordagem indutiva, incluindo um focus group com quatro participantes (três participantes do género feminino com 42 anos e um participante não binário com 26 anos) e observação participante em loja com os mesmos participantes.
Os resultados, analisados com o software MAXQDA, mostram que os alimentos biológicos são associados a fatores como modo de produção, sabor e sustentabilidade. Os consumidores com cegueira valorizam principalmente o sabor, cheiro e textura. Além disso, observou-se que preferem comprar alimentos frescos em lojas físicas e produtos enlatados ou secos em lojas online.
Os principais obstáculos identificados são o preço dos alimentos, a disponibilidade e conhecimento dos funcionários e a falta de rótulos em braille.
Este estudo contribui teoricamente para o entendimento do comportamento do consumidor com cegueira, uma área pouco explorada. No âmbito prático, procura auxiliar empresas na criação de estratégias e campanhas mais eficazes, para além de melhorar a independência e qualidade de vida dessas pessoas.
Trabalho final de Mestrado