Aluno: Pedro Alexandre Bordalo Carvalho Mendes Monteiro
Resumo
Este projeto procura dar resposta às dificuldades de comunicação sentidas pela empresa Herdade da Calada, uma pequena empresa produtora de vinhos premium, através da construção de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing. Foram definidos como objetivos para o plano, o aumento das vendas da Herdade, e o aumento da sua notoriedade e reconhecimento.
Realizou-se uma revisão critica de literatura de forma a construir as bases teóricas sobre as quais o plano assenta, sendo os principais temas abordados a comunicação integrada de marketing, modelos de comunicação integrada de marketing, e os mercados vitivinícolas internacional e nacional. Utilizou-se uma abordagem de métodos mistos para a aquisição de dados primários recorrendo ao cruzamento de técnicas de recolha de dados qualitativos e quantitativos, através da realização de entrevistas semiestruturadas a vários colaboradores da Herdade, e a um colaborador de uma empresa cliente, bem como através da construção de um inquérito por questionário online, que procurou entender as preferências do consumidor, o seu conhecimento e perceções da Herdade da Calada. Foram elaboradas uma análise da situação da empresa e análise SWOT, de forma a entender o contexto interno e externo da Herdade. Através deste estudo foi possível definir as estratégias (segmentação, público-alvo, posicionamento), táticas de marketing e as áreas de atuação do plano.
Foi possível aferir que embora a Herdade tenha um problema de visibilidade, os consumidores que a conhecem consideram os seus vinhos de excelente qualidade. Em panorama nacional devem apostar nas suas instalações e atividades enoturísticas, tal como expandir a sua presença no canal on-trade e off-trade, enquanto que a nível internacional se podem destacar através da sua participação em eventos, concursos e feiras vinícolas.
Trabalho final de Mestrado