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Os influenciadores digitais de cosmética e a intenção de compra das Millennials e na Geração Z

Aluno: Mariana Alves Folhadela De Melo


Resumo
A presente investigação expressa a importância que as marcas de cosméticas devem dar aos Influenciadores Digitais e a rápida emergência deste grupo particular de novos líderes de opinião - instagrammers. Conhecidos como transmissores de informação das grandes marcas, têm como intuito atingir públicos-alvo específicos. O seu poder de influência tornou-se algo preponderante no comportamento de compra dos consumidores, e passou a ser compensador para as empresas entenderem a influência dos mesmos na compra de cosmética dos consumidores. Nesse sentido, este estudo tem como propósito explorar de forma cuidadosa o papel destes na intenção de compra de cosmética nos Millennials e Geração Z, aferindo que características estas gerações associam a estes Influenciadores Digitais e por que razões os seguem. Pretende-se ainda estabelecer relações entre gerações em termos de comportamentos, identificando diferenças entre as mesmas. Recorreu-se ao raciocínio abdutivo, consistindo num estudo qualitativo de carácter exploratório, com 30 entrevistas individuais, semiestruturadas, que foram realizadas em videoconferência devido à pandemia Covid-19 a consumidoras de cosméticos, utilizadoras da plataforma Instagram e seguidoras de instagrammers de cosmética. Através da análise de conteúdo, e suporte do software MAXQDA, analisaram-se os resultados obtidos que concluem que existe efetivamente uma influência por parte dos influenciadores digitais nas compras de cosméticos nas gerações Millennials e Z, sendo os fatores mais relevantes a transparência, credibilidade e honestidade. Através da investigação foi ainda possível determinar o nível de influência destes líderes de opinião nestas gerações. Este estudo demonstra-se essencial pela contribuição teórica que carrega para o entendimento do comportamento do consumidor e da sua intenção de compra, considerando a insuficiência encontrada na pesquisa inicial de estudos semelhantes que abordassem cosmética, permitindo aos profissionais uma compreensão mais profunda da influência dos instagrammers de cosmética no consumidor e na sua intenção de compra, com inputs essenciais para um melhor desempenho nas suas estratégias de Marketing e Comunicação.


Trabalho final de Mestrado