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Marketing Interno e Motivação: Estudo de caso numa Pequena ou Média Empresa

Aluno: Joana Faria GuimarÃes


Resumo
RESUMO O Marketing Interno, qualquer que seja a perspetiva adotada, parte do pressuposto de que o desempenho das empresas junto dos seus clientes pode melhorar se os seus funcionários forem encarados como podendo contribuir para esse desempenho. Essas contribuições, que podem ser diretas ou indiretas, podem ser fundamentais na criação de produtos e serviços diferenciados, com o consequente reflexo no resultado final entregue ao cliente e, nessa medida, no desempenho bem-sucedido das empresas. Neste trabalho, e tendo por base uma PME, pretende-se avaliar alguns dos resultados das atividades internas desencadeadas no âmbito de um programa regular de marketing interno. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista a um dos responsáveis e de questionários a todos os funcionários da empresa. Os resultados revelaram: 1) Existe coerência entre a perspetiva de MI transmitida pela organização e a perspetiva dos colaboradores, estando ambas a partes convictas quanto à importância desta ferramenta tem para o bom funcionamento da organização; 2) A maioria dos colaboradores conhece e participa nas atividades de Marketing Interno, não deixando de existir um pequeno grupo de pessoas onde esta informação não está a chegar; 3) Os resultados revelaram ainda bons níveis de motivação na empresa e que existe uma correlação positiva entre a motivação e o conhecimento das atividades de MI e dos seus resultados.


Trabalho final de Mestrado