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ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DAS MULHERES NO MERCADO DOS VINHOS

Aluno: Sara JoÃo Matias


Resumo
Este estudo centra-se no comportamento das mulheres no mercado dos vinhos em Portugal, com o objetivo de identificar os atributos mais valorizados no momento de escolha de um vinho e compreender os hábitos de compra e de consumo das consumidoras femininas. A metodologia adotada foi qualitativa, com recurso a entrevistas em profundidade a uma amostra de 15 mulheres consumidoras de vinho, com idades compreendidas entre os 23 e os 35 anos. Os resultados do estudo indicam que os atributos mais valorizados no momento da compra são o preço, a região de origem e a recomendação de amigos e familiares. Relativamente aos hábitos de compra, as mulheres compram vinho nos supermercados devido ao preço, acessibilidade, variedade, descontos, promoções e conveniência. As mulheres utilizam como estratégias principais de redução do risco de compra a recomendação de amigos e familiares e o seu próprio conhecimento. Em relação ao consumo, verifica-se que as ocasiões mais propícias ao consumo de vinho são as refeições, nomeadamente em momentos de convívio com os amigos e com a família, sendo que o tipo de vinho preferido das mulheres é o vinho tinto. A identificação e a compreensão das preferências das mulheres é de extrema importância, uma vez que faculta indicações aos profissionais de vinho como devem ir ao encontro das expectativas das consumidoras de vinho.


Trabalho final de Mestrado