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O CONSUMIDOR CINEMATOGRÁFICO: PERFIL E COMPORTAMENTO

Aluno: VÍtor Hugo Santos De Brito


Resumo
A investigação sobre audiências de cinema tem vindo a ganhar relevo nos últimos anos. Não obstante, apresenta limitações. Por um lado, a maioria dos estudos tem por base dados provenientes dos Estados Unidos da América, por outro, trata o espectador como um elemento unidimensional. O principal objetivo deste estudo foi segmentar o mercado de consumo cinematográfico recorrendo a uma base de segmentação motivacional. Para tal foi levado a cabo um estudo quantitativo exploratório com uma amostra não-probabilística, por conveniência. Os participantes responderam a um inquérito online e os dados foram analisados com recurso à análise de componentes principais e de clusters. Os resultados revelam a existência de cinco audiências: (1) os escapistas – espectadores pouco frequentes para os quais ver filmes é uma fonte de entretenimento. Apesar disso, reconhecem o valor artístico do cinema; (2) os desinteressados – são os menos interessados por cinema e os menos envolvidos, não encontrando razões fortes para se empenharem nesta atividade; (3) os entusiastas – apresentam diversos motivos para consumir cinema, entre eles o entretenimento e os elementos do filme. É um segmento de mercado relativamente envolvido com o produto-filme; (4) os alternativos – especialmente sensíveis à reputação dos filmes, consomem apenas os que considerarem ter qualidade. São os mais frequente e tendem a procurar alternativas ao cinema comercial; e (5) os cinéfilos – apontados como os mais apaixonados pela sétima arte, vão ao cinema como forma de autorrealização e pelos elementos do filme em si. São os mais envolvidos com o produto-filme.


Trabalho final de Mestrado