Aluno: Catarina Vieira Dias
Resumo
O marketing digital veio revolucionar a forma como as marcas comunicam com o seu publico alvo e consequentemente o comportamento do consumidor face às novas estratégias de comunicação. Atualmente, as marcas de moda, por forma a alcançar o seu público alvo de uma forma mais eficaz, recorrem enquanto opção estratégica à utilizaçãoo de digital influencers. Assim, o presente estudo pretende explorar a influência das perceções do consumidor quanto aos perfis de influencers de moda na confiança e consequentemente na sua intenção de compra e passa-a-palavra.
O presente estudo, é de natureza explanatória, tendo por base uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário online. Deste questionário e através de uma amostragem não probabilística e por conveniência, obteve-se 242 respostas válidas.
Os resultados obtidos através da análise dos dados das regressões, evidenciam que a semelhança com a fonte, a credibilidade da fonte, a credibilidade da marca e a credibilidade da mensagem se relacionam positivamente com a confiança, e consequentemente na intenção de compra e no word of mouth. Na intenção de compra, também se observa que a perceção do consumidor tem um impacto significativo.
O presente estudo faculta uma melhor compreensão do papel dos influencers de moda no Instagram através da perspetiva dos utilizadores, permitindo o enriquecimento da informação no contexto português. Ao nível empresarial, o presente estudo contribui para confirmar/validar que a utilização de digital influencers pode ser vantajoso para os marketers em áreas relacionadas com a moda.
Trabalho final de Mestrado