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O consumidor orientado para o slow-fashion: relação entre perfil, orientação e intenção de compra

Aluno: InÊs Margarida Pereira Vaz


Resumo
Em resultado dos desafios ambientais e sociais que o planeta enfrenta atualmente e que comprometem a sua sustentabilidade, um número crescente de consumidores preocupa-se com estas questões, apoiando movimentos que garantem a satisfação das necessidades presentes sem comprometer as futuras e pressionando as empresas no mesmo sentido. Um desses movimentos sustentáveis é o slow-fashion, que em contraste com o fast-fashion, batalha contra os impactos negativos de uma das indústrias mais poluentes e menos éticas, a da moda. Neste sentido, tendo em conta a clara expansão deste movimento e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação passa por identificar a dimensão e o perfil sociodemográfico e psicográfico do grupo de consumidores portugueses de artigos de moda altamente orientados para o slow-fashion, tal como por determinar a sua intenção de compra. Os resultados indicam que o grupo de inquiridos altamente orientados para o slow-fashion detém uma dimensão significativa na amostra. Em relação ao perfil, são as mulheres com mais de 54 anos que possuem uma orientação mais elevada, não se verificando diferenças quanto a habilitações literárias e rendimento. Para além disso, os valores ambientais, valores altruístas, crenças negativas sobre sweatshop e crenças negativas sobre questões ambientais na indústria da moda, mostram-se relevantes na explicação desta orientação, ao contrário dos valores egoístas. Por fim, quanto maior a orientação para o slow-fashion, maior a intenção em comprar estes produtos.


Trabalho final de Mestrado