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A adoção de CRM numa Autarquia: Um estudo de caso na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Aluno: Sarah Isabel Da Fonseca Vilela


Resumo
Perante a atual evolução dos mercados e a constante competitividade entre as entidades, há a necessidade de valorizar e de fortalecer o relacionamento com os clientes. As entidades da Administração Pública (AP) também sofrem esta evolução do mercado. O Customer Relationship Management (CRM) é a ferramenta quem vem facilitar esta evolução, que permite o armazenamento de toda a informação dos clientes, bem como personalizar todas as interações com estes e tornar os processos mais céleres. Uma vez que esta investigação contempla um Estudo de Caso numa Entidade Pública, será pertinente falar em Citizen Relationship Management (CzRM), dado que estão em causa cidadãos e não clientes. Esta investigação procura responder à seguinte questão: ?Quais são os objetivos de uma Autarquia com a adoção de CRM??. A principal finalidade deste documento passa por identificar o que as Autarquias necessitam de fazer para a adoção do CRM, e quais os aspetos a aperfeiçoar para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Os principais objetivos das Autarquias prendem-se com a melhoria da gestão de relacionamento com o cidadão, a prestação ao cidadão um serviço de qualidade, colocando este no centro das atenções. O presente Estudo de Caso foi realizado na Autarquia da Póvoa de Lanhoso, onde foram feitas cinco entrevistas e inquiridos 101 munícipes do Concelho. Com este trabalho, pode concluir-se que o CzRM traz variados benefícios às entidades da AP, uma vez que os cidadãos ficam mais satisfeitos, pelo fato de a sua interação com as Entidades ser facilitada e mais rápida.


Trabalho final de Mestrado