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Interaction on Brand Community and Purchase Intentions

Aluno: JoÃo Pedro Gomes Rogado Quintino


Resumo
Com a proliferação das redes sociais, temos vindo a assistir a uma migração das relações sociais do mundo real para o mundo virtual, o que tem levado que as empresas comecem a apostar nas redes sociais, em particular o Facebook, como uma ferramenta marketing para comunicar com os clientes e potenciais clientes. O objectivo principal desta pesquisa foi investigar se a interactividade dos membros das comunidades de marcas no Facebook têm um impacto positivo nas intenções de compra por parte desses membros. Este estudo também investiga as similaridades e diferenças entre os utilizadores do Facebook residentes em Portugal e nos Estados Unidos. Seis hipóteses foram desenvolvidos e testadas usando um modelo de pesquisa quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário on-line, onde foram obtidos 400 respostas. Os resultados da pesquisa indicam que conteúdos do Facebook, tais como informações sobre produtos ou serviços, e as promoções, tem um impacto positivo na intenção de compra, tendo a informação um impacto maior. Esses mesmos resultados, também se verificaram quando se estudou em separado os dois grupos. Existe algumas diferenças entre os grupos. A participação nos jogos tem um efeito significativo nas intenções de compra para utilizadores residentes nos EUA, o que não acontece para os utilizadores residentes de Portugal. Por outro lado, a participação em “sweepstakes” tem uma influência significativa na intenção de compra para os residentes de Portugal, mas não para os residentes dos EUA. Este estudo discute as limitações desta pesquisa e oferece algumas indicações para futuras pesquisas.


Trabalho final de Mestrado