Search button

PLANEAMENTO EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: ELABORAÇÃO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING PARA A EMPRESA ZOMATO

Aluno: Ines Fernandes Pocas


Resumo
RESUMO Este trabalho de projecto é um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Zomato, uma plataforma online de descoberta de restaurantes presente actualmente em 22 países. Este plano constitui uma ferramenta de planeamento e operacionalização indispensável para a gestão integrada da comunicação de uma organização. O mercado alvo deste projecto será o da Grande Lisboa e para sua elaboração foi adoptado o modelo conceptual de Clow e Baack (2011). O estudo qualitativo efectuado teve a action research como estratégia de investigação. Procedeu-se à recolha de dados primários, através de um questionário online, e de uma entrevista semi estruturada ao country manager da Zomato Portugal, Miguel Ribeiro. A restante informação necessária para a elaboração do plano foi obtida através da recolha de dados secundários. Com os dados obtidos foi possível elaborar diversas análises (interna, externa, de posicionamento e de comunicação da concorrência) e definir objectivos, segmentação, público-alvo e posicionamento desejado. Foram seleccionadas as seguintes áreas de actuação: comunicação do serviço, comunicação com media, comunicação online, eventos, parcerias e responsabilidade social. O plano tático a implementar no espaço de um ano, foi elaborado de forma a atingir os objetivos propostos. Foram ainda previstos métodos de avaliação e controlo. Palavras-chave: Comunicação integrada de marketing, plano de comunicação integrada de marketing, online, restauração, Lisboa.


Trabalho final de Mestrado