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PLANO ESTRATÉGICO PARA A MARCA MAR PORTUGAL: LINHAS ORIENTADORAS

Aluno: Ana Teresa Ferreira Marques


Resumo
Mar Portugal é uma marca registada desde fevereiro de 2013, pela Direção-Geral de Política do Mar. A marca surgiu num dos domínios de ação da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e tem como objetivo contribuir para a afirmação de Portugal enquanto país marítimo por excelência. Apesar do potencial económico que esta marca pode representar, nunca foi desenvolvido qualquer plano estratégico para a marca que permita a sua alavancagem. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um plano estratégico para a marca Mar Portugal, que potencie o aumento da notoriedade da marca e o desenvolvimento da imagem desejada para Portugal, em relação ao mar. Tendo em conta a complexidade da marca e a limitação de tempo, os pontos sobre ?elementos da marca?, ?programas de marketing de apoio à marca? e ?associações secundárias da marca? (instrumentos de criação do capital da marca centrado no cliente) apresentam apenas linhas orientadoras de ação. A estratégia de investigação utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi Action Research e o processo de elaboração do plano estratégico para a marca Mar Portugal teve duas fases. A primeira fase foi a de recolha e análise de dados secundários e primários. A segunda fase concretizou-se no desenvolvimento do plano com base na informação obtida. A análise desenvolvida reforça o apelo para a necessidade de aprofundar e desenvolver o plano estratégico para a marca Mar Portugal, bem como definir a calendarização, a orçamentação e as métricas de avaliação.


Trabalho final de Mestrado