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RESPONSABILIDADE SOCIAL E FAST FASHION: INFLUÊNCIA NA REPUTAÇÃO E NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Aluno: InÊs Filipa Carvalheiro Ângelo


Resumo
A indústria da moda, nomeadamente o segmento da fast fashion tem causado alguns impactos negativos a nível ambiental e social. Assim, o objetivo da investigação passa pelo estudo das perceções dos consumidores quanto à responsabilidade social das entidades de fast fashion e a conexão que estas têm com a reputação e a intenção de compra. Neste sentido, torna-se relevante estudar a responsabilidade social destas entidades e identificar os benefícios que esta lhes pode trazer. Para dar resposta ao objetivo proposto adota-se uma abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 184 indivíduos. A sua seleção teve por base um julgamento subjetivo. Os dados obtidos foram examinados de forma estatística. Os resultados alcançados apontam que a comunicação da responsabilidade social destas empresas carece de transparência, relevância pessoal, informação, consistência e factualidade. Verificou-se que o conhecimento da responsabilidade social é reduzido e que é positivamente afetado pela consistência e relevância pessoal da comunicação. Percebe-se, também, que as perceções da responsabilidade social são afetadas de forma positiva pelos fatores da comunicação. De seguida, os dados demonstram que a reputação é positivamente afetada pelas perceções das dimensões ambiental e económica da responsabilidade social. Por fim, revelou-se que a intenção de compra é afetada de forma positiva pela reputação. Os contributos da presente investigação são essencialmente direcionados para as entidades de fast fashion, que podem entender melhor como articular uma comunicação da responsabilidade social mais efetiva e melhorar a sua reputação por meio de determinadas dimensões da responsabilidade social.


Trabalho final de Mestrado