Aluno: Pedro Manuel Silva BrazÃo
Resumo
O marketing político emprega técnicas de comunicação e exposição dos políticos de maneira semelhante aos recursos aplicados aos produtos de consumo, visando construir uma imagem dos candidatos políticos que seja sólida e consiga transmitir confiança e segurança à população. Na actividade política, a imagem dos candidatos é estabelecida no campo das ideias com mensagens, campanhas e promessas que só se tornam bens públicos concretos quando o candidato assume o poder. Neste contexto, torna-se relevante avaliar a consistência e o valor simbólico da imagem de marca de um político.
Esta investigação é um estudo de caso e tem como objectivo analisar a actuação do político Passos Coelho, enquanto candidato do PSD às eleições legislativas de 2011 e como Primeiro-ministro, a fim de caracterizar e compreender as mudanças que a sua imagem tem vindo a sofrer e as razões que os provocaram.
Ao seleccionar um individuo como objecto único de investigação e tendo interesse em conhecer mais aprofundadamente as características da imagem do candidato, optou-se por fazer um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da análise de barómetros políticos é de documentos indirectos directos relacionados com o tema da investigação.
Os resultados do estudo evidenciaram: (a) Imagem de Passos Coelho sofreu alterações substanciais, num período de tempo muito curto; (b) esta alteração está relacionada com a forma como os portugueses percepcionam os traços da sua personalidade que influenciam a sua actuação como governante; (c) a imagem do político não foi realimentada de forma a manter a equidade da marca.
Trabalho final de Mestrado