Search button

Compra de Serviços de Beleza em Sites de Compras Coletivas:Risco Percebido e Estratégias de Redução de Risco

Aluno: Patricia Serras Silva Figueiredo Dos Santos


Resumo
O aumento significativo da Internet como canal de compras tem levado ao surgimento novos modelos de negócio, como é o caso dos sites de compras coletivas. Pesquisas indicam que a compra pela Internet comporta mais riscos do que numa loja convencional. O propósito deste estudo foi o de investigar os riscos percecionados e as estratégias de redução de risco utilizadas pelos consumidores, na compra em sites de compras coletivas em geral e também a compra de serviços de beleza, considerados como sendo de elevado envolvimento para os consumidores. A metodologia adotada foi qualitativa, através de um focus group, tendo sido extraída informação que proporciona um conhecimento em profundidade sobre este tema. Os resultados sugerem que as participantes percecionam mais risco na compra pela Internet do que numa loja convencional. Não obstante, continuam a comprar mesmo que já tenham tido experiências negativas, devido aos benefícios que também associam a este modelo de negócio. Os principais riscos percebidos na compra em sites de compras coletivas são o financeiro, o de desempenho e o de tempo. Quando se trata da compra de serviços de beleza nestes sites, os maiores riscos percecionados são o físico e o psicossocial. Ficou também evidenciado que a estratégia de redução de risco mais utilizada pela amostra é a procura de informação através de várias fontes. A adoção desta estratégia pode dever-se ao forte envolvimento das consumidoras com a aquisição de serviços de beleza. Finalmente são fornecidas sugestões para a prática empresarial bem como sugestões para pesquisa futura.


Trabalho final de Mestrado