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DETERMINANTES DA INTENÇÃO DE RESERVA DE UM ALOJAMENTO TURÍSTICO EM PORTUGAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS HOTELEIRAS

Aluno: LourenÇo Maria Silva Basto De Sena Esteves


Resumo
A tecnologia de informação desempenha um papel cada vez mais importante na indústria do turismo. Desta forma, as plataformas hoteleiras surgem como forma a dar resposta às necessidades de integração das tecnologias de informação nas operações gerais dos hotéis. A presente investigação pretende compreender os determinantes da intenção de reserva de alojamento a partir de uma plataforma hoteleira. A investigação seguiu um raciocínio descritivo-explanatório, utilizou o tipo de estudo quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito on-line, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 173 respostas válidas, sendo posteriormente analisados através de métodos estatísticos. Foi possível concluir que um preço razoável e qualidade de serviço percecionada têm uma influência positiva na formação de valor percecionado que, por sua vez, vai influenciar direta e positivamente a intenção de reserva de um alojamento turístico através de uma plataforma hoteleira. A confiança em plataformas hoteleiras e no alojamento turístico vão também influenciar esta intenção positivamente. A nível académico este estudo revela-se inovador na medida em que é aplicado ao mercado português, onde não há muitos estudos do género sobre o tema, contribuindo assim, para perceber melhor de que forma o cliente on-line português através da visão integradora de valor e de três tipos de confiança é influenciado na sua intenção de reserva através das plataformas hoteleiras. A nível empresarial, a presente dissertação mostra-se relevante para empresas do setor turístico que tenham uma presença on-line e que pretendam melhorar a sua performance.


Trabalho final de Mestrado