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EMPLOYER BRANDING COMO ESTRATÉGIA DIFERENCIADORA DAS MARCAS: O CASO IKEA

Aluno: TÂnia Sofia Amaral Bicho


Resumo
São as pessoas que dão vida às organizações. As marcas são feitas por e para as pessoas e a forma como as empresas gerem a sua employer brand e motivam os seus colaboradores a tornarem-se nos seus principais embaixadores é uma vantagem competitiva para as marcas. Este estudo tem como propósito analisar o conceito de employer brand no âmbito do marketing e do conceito de marca e compreender o impacto de uma estratégia de employer branding na consolidação da reputação de uma marca e do seu potencial de atratividade enquanto empregador. Para uma melhor compreensão da tendência em estudo foi feita uma análise em profundidade à forma como é gerida a marca empregador da IKEA em Portugal, uma das referências a nível mundial no âmbito do employer branding. Este trabalho de projeto seguiu uma abordagem qualitativa, através da análise de entrevistas em profundidade aos responsáveis pela gestão da marca empregador da IKEA Portugal e de documentos oficiais disponibilizados pela marca. Os resultados obtidos forneceram insights relevantes e exemplos reais acerca das estratégias de employer branding desenvolvidas pela IKEA Portugal e destacam os benefícios económicos e psicológicos como os principais catalisadores de atratividade da marca e a importância de unir sinergias entre as áreas de recursos humanos, marketing e comunicação para consolidar a reputação da marca e atrair e reter talento a longo-prazo.


Trabalho final de Mestrado