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Plano de Marketing Living-Wine

Aluno: LuÍs Guilherme Jacinto Teixeira


Resumo
O presente trabalho tem como objectivo efectuar um plano de marketing para a loja gourmet Living-Wine. O principal motivo para a realização deste plano prende-se com um grande desafio: como poderá uma loja gourmet aumentar as vendas, quota de mercado e notoriedade, face ao actual cenário económico e à queda do poder de compra dos consumidores e ao provável aparecimento de novos concorrentes? A Living-Wine começou a sua actividade no mercado de retalho alimentar gourmet, no centro comercial Roma, localizado na Av.Roma em Lisboa. Actualmente, verifica-se a necessidade de aumentar as vendas e dimunuir o efeito de sazonalidade que se faz sentir neste negócio. Por isso, a realização de um plano de marketing analisará a actual performance, identificando as áreas em que a empresa poderá melhorar as suas competências e optimizar o portfolio de produtos, de forma a aumentar as suas vendas. O plano de marketing seguirá os moldes de uma action research, pois dessa forma o investigador envolver-se-á aprofundamente no estudo. Obter-se-ão ainda informações detalhadas através de questionários aos clientes, proprietárias e colaboradores. Para a realização do plano, foram considerados: o clima económico; as características da concorrência; perspectivas de comportamento de consumidor e a sua percepção aquando da compra; segmentação; e marketing-mix. Seguindo estas etapas, foi possível definir uma estratégia de marketing com acções detalhadas para a optimização dos actuais e sugestão de novos recursos da Living-Wine. Este plano terá início no mês de Novembro de 2013 afim de potenciar as vendas de Dezembro, o mês de maior venda.


Trabalho final de Mestrado