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Impacto das experiências turísticas memoráveis, imagem, satisfação e valor percepcionado na lealdade ao destino turístico

Aluno: JoÃo Carlos Lopes De Oliveira


Resumo
O aumento da procura por experiências turísticas memoráveis (ETMs), aliado ao aumento da concorrência entre os destinos turísticos, resultou na crescente relevância da investigação no âmbito das ETMs. Estas experiências são uma fonte de informação crucial para as intenções comportamentais dos turistas. A imagem do destino turístico (IDT), o valor percecionado e a satisfação global, também, são fatores preponderantes no que toca aos comportamentos de lealdade dos turistas, que os gestores de destino procuram instigar. Neste sentido, o objetivo da presente dissertação passa por identificar o impacto das ETMS, IDT, satisfação e valor percecionado na lealdade ao destino turístico. Os resultados indicam que a ETM influencia positivamente a IDT, satisfação global, valor percecionado e intenção de recomendar. A ETM não influenciou a intenção de revisitar o destino. A IDT, valor percecionado e satisfação são preditores das intenções comportamentais, sendo a IDT o preditor mais significativo da intenção de revisitar e a satisfação global o preditor mais significativo da intenção de recomendar. O presente estudo contribui para o enriquecimento do conhecimento académico existente, sendo uma investigação pioneira, que confirma a influência positiva da ETM no valor percecionado. A nível empresarial é crucial que os gestores de destino e os profissionais de marketing elaborem e desenvolvam programas de turismo que proporcionem ETMs, comuniquem o elevado valor percecionado resultante destes e avaliem através dos turistas as ofertas do destino, incluindo perguntas da escala ETM, aferindo a sua capacidade de proporcionar ETMs.


Trabalho final de Mestrado