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Diferentes culturas, diferentes comportamentos de consumo : Brasil Vs Portugal

Aluno: SÍlvia Sousa RÊgo De SÃo Paulo


Resumo
As diferenças culturais entre países e a sua influência no consumo têm sido objeto de estudo de muitos investigadores. Apesar da crescente globalização provocar uma certa tendência de homogeneidade entre culturas nacionais, continuam a existir diferenças e podem ter forte impacto em atitudes e na forma como as pessoas se comportam. Este estudo visa analisar diferenças culturais entre o Brasil e Portugal, tendo recorrido à abordagem de dimensões culturais de Hofstede que descreve culturas nacionais em termos de seis dimensões. A dimensão ?Indulgência vs. Restrição?, aquela em que se verificam maiores diferenças entre os dois países, é o foco deste estudo que procurou explorar em profundidade o significado percecionado desta dimensão para a sociedade brasileira e para a portuguesa e o seu impacto em atitudes e comportamentos de consumo. Para tal, foi realizado um focus group com participantes brasileiros residentes há longo tempo em Portugal. O estudo empírico foca nas perceções de brasileiros residentes em Portugal sobre o significado do Índíce Indulgência vs Restrição para brasileiros e portugueses. Os resultados obtidos revelaram que segundo as perceções dos participantes a sociedade brasileira se caracteriza pela indulgência e a sociedade portuguesa pela restrição. De referir, que indulgência assenta numa gratificação a si próprio através de desejos relacionados com o aproveitamento e diversão da vida, enquanto a restrição se situa no pólo oposto, havendo um sentimento de que as gratificações devem ser controladas e reguladas por normas restritivas. Além disso, verificou-se que os brasileiros são percecionados como mais impulsivos no consumo e compra.


Trabalho final de Mestrado