Search button

COMPRAR OU NÃO, O QUE ESCOLHEM? COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES DE PRODUTOS ALIMENTARES BIOLÓGICOS

Aluno: Catarina Amaro Rito


Resumo
O mercado biológico e o consumo de produtos alimentares biológicos têm crescido por toda a Europa nos últimos anos. Este é já um importante mercado para Portugal, visto que movimenta quase 20 mil milhões de euros. Neste sentido nasce a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca destes consumidores. O presente estudo procura compreender as atitudes e comportamentos dos jovens universitários portugueses face aos produtos alimentares biológicos ? as suas opiniões, os hábitos de consumo e as motivações de compra. O estudo foi executado em dois momentos (quantitativo e qualitativo) com recurso à aplicação de um inquérito e da realização de entrevistas em profundidade. A amostra (principal limitação do estudo) não probabilística por conveniência e por efeito bola de neve, simultaneamente (Malhotra e Birks, 2006), foi composta por jovens universitários portugueses, com idades compreendidas entre os dezoito anos e os trinta e dois anos, deslocados da sua residência habitual, a viver fora do seio familiar e responsáveis pela compra da sua alimentação. Os resultados demonstraram que o principal motivo para o consumo de produtos alimentares biológicos entre os jovens universitários reside na qualidade e na saúde/cuidado com o corpo. O consumo é feito principalmente através da ingestão diferenciada de legumes e o ?melhor sabor? destes produtos foi apontado como a principal diferença relativamente aos produtos convencionais. O preço dos produtos alimentares biológicos foi considerado um fator de limitação ao consumo, sendo a sua redução apontada como uma possível solução para o aumento desse mesmo consumo.


Trabalho final de Mestrado