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PLANO DE MARKETING PARA A CATEGORIA DE MOCHILAS DO RETALHISTA MUNIQUE

Aluno: Miguel De Medeiros Pestana


Resumo
O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Marketing para a categoria de mochilas do Retalhista Munique. Esta é uma empresa orientada para o mercado da eletrónica, sendo que em 2019 o seu CEO lançou o desafio de expandir o seu negócio para todas as categorias de produto que não alimentares. Face a um mercado de comércio eletrónico em crescimento, com empresas como a Amazon e Ebay a invadir o mercado português, torna-se difícil concorrer neste canal. Assim, e tendo em conta a grande vantagem competitiva do Retalhista Munique no que concerne à sua presença física no mercado, o foco do trabalho passará por reforçar a sua posição neste canal. Detetado o maior crescimento do mercado em comparação com o do Retalhista Munique, passou-se à análise situacional do negócio. Envergou-se por uma metodologia exploratória de pesquisa mista, recorrendo-se a dados quantitativos e qualitativos. Para além do feedback dos gestores da unidade da negócio, foi realizado um questionário e uma entrevista aos consumidores. No decorrer da Action Research, constatou-se que as atuais medidas de gestão não eram coerentes com a visão e objetivos empresarias definidos. Tanto a nível do produto, pois o Retalhista não disponibiliza a diversidade de mochilas procurada pelo mercado, como a nível de promoção, que não estando a atingir todos os segmentos identificados, acaba por nunca assumir-se como o retalhista ?top of mind? dos consumidores. Por conseguinte, passou-se à formulação de estratégias e táticas que contrariassem esta desarmonia e que promovessem ainda mais crescimento.


Trabalho final de Mestrado