Search button

Remédios do Riso - Uma Parceria Com Quem Faz Sorrir

Aluno: Ana Rita Silva Santos Rocha


Resumo
Este trabalho tem por objectivo auxiliar a associação Remédios do Riso (RR) na compreensão da envolvente empresarial nacional e qual o melhor modo de esta se divulgar perante as Entidades Com Fins Lucrativos (ECFL), analisando primordialmente o Marketing de Causas (MC) como um recurso inovador, e potencialmente vantajoso, para esse fim. Para a envolvente das Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL), definiram-se os factores de sucesso e dificuldades, tendo como referência, entidades com áreas de actuação semelhantes aos RR. Analisou-se a prática de Responsabilidade Social Corporativa, e a sua influência na propensão de apoios. Caracterizou-se ainda as parcerias entre os dois tipos de entidades, e a potencialidade da prática de MC. O estudo permitiu concluir que o conceito de parceria, no sentido de relação win-win para as entidades envolvidas, é relativamente baixa no contexto nacional. Evidenciou também, fraca capacidade das ESFL, de se promoverem, e apresentarem propostas que aliciem as ECFL a apoiar as suas causas. Reconheceu-se ainda que, os benefícios oferecidos e esperados pelos dois tipos de entidades, são correspondidos, assentando na sua maioria em: recursos não monetários (bens, serviço e voluntariado), recursos monetários, divulgação das entidades, benefícios fiscais e capacidade de cumprimento dos objectivos. A integração do MC em actividades concretas salientou os seus benefícios, não só para a proliferação do negócio das ECFL, mas principalmente na superação dos desafios das ESFL. Foi possível concluir ainda que, a iniciativa de criação de parcerias com o MC em vista, pode partir tanto das ECFL como das ESFL.


Trabalho final de Mestrado