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A imagem da marca Portugal nas comunidades de portugueses no estrangeiro

Aluno: Catarina Mendeiros Casquilho SimÕes Dias


Resumo
A gestão das percepções e da imagem de um país tem sido um tema, cada vez mais, recorrente não só na literatura como também na agenda da maioría dos governos. Adoptar estratégias de branding nacional tornou-se um imperativo estratégico. Muitos são os factores que contribuem para a formação de percepções sobre os países, nomeadamente a informação que se tem sobre esse país os seus produtos, a cultura, o grau de conhecimento e afectividade. No caso de Portugal esta questão tem grande relevância, e um dos activos com que Portugal poderá contar na divulgação do país, no consumo de produtos Portugueses, ou mesmo em potenciais investimentos, é a enorme comunidade de Portugueses no estrangeiro. A presente investigação centra-se na pesquisa da identificação da imagem desta comunidade em relação a Portugal e aos produtos Portugueses. Considerando que este é um mercado com potencial, vamos analisar quais os laços que mantêm com Portugal, a forma como podem contribuir para o aumento das exportações e para a divulgação de Portugal nos países onde residem. A metodologia utilizada para este estudo foi a quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados obtidos demonstram uma forte afectividade e relação com Portugal e o interesse em consumir produtos Portugueses, sendo que os principais problemas encontrados estão relacionados com a conveniência e comunicação destes.


Trabalho final de Mestrado