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Fatores que Influenciam a Compra de Produtos Verdes: Teoria dos Valores de Consumo

Aluno: Tiago Filipe Ferreira LourenÇo


Resumo
Hoje em dia, assistimos da parte dos consumidores a uma mudança de atitude perante os seus comportamentos de consumo em resposta às crescentes preocupações ambientais. O marketing tem assumido um papel de destaque nesta mudança de comportamento, sendo que, a área do marketing onde incide este tema é conhecida como marketing verde. A investigação identifica quais os fatores que influenciam o comportamento de compra verde. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: identificar quais os valores de consumo que influenciam o comportamento; perceber se a preocupação ambiental, definida como uma atitude para a preservação do meio ambiente também influencia o comportamento; e, verificar se existe o desvio entre as atitudes e os comportamentos encontrado em outras investigações, bem como perceber se os valores de consumo têm alguma influência sobre a atitude. Nesta investigação foi aplicada a teoria dos valores de consumo, desenvolvida por Sheth et al. (1991), que defende que o comportamento do consumidor é influenciado por cinco valores de consumo, valores funcionais, sociais, emocionais, condicionais e epistêmicos. O estudo foi de carácter quantitativo, recorrendo-se a um inquérito online e a uma amostra de 197 inquiridos. Os resultados demonstram que os valores funcionais qualidade (fator qualidade), valores emocionais (fatores emocionais), valores epistêmicos (fatores de curiosidade, novidade e conhecimento) e a preocupação ambiental influenciam o comportamento de compra do consumidor. Verificou-se ainda que, os mesmos valores que influenciam o comportamento também influenciam a atitude, levando a crer que os valores podem influenciar direta ou indiretamente o comportamento através de atitudes.


Trabalho final de Mestrado