Search button

plano de marketing para a loja "Banana Chiclete"

Aluno: JosÉ Artur Santos Alves


Resumo
Este projeto consiste na elaboração de um Plano de Marketing a iniciar em 2016 para a loja Banana Chiclete. O estabelecimento concilia a venda de artigos têxteis e acessórios em 2ª mão com o serviço de cafetaria na zona histórica da cidade de Coimbra. Com este Plano, pretendeu-se efetuar o diagnóstico empresarial da loja, com enfoque na aferição da qualidade do serviço na perceção do cliente, determinação dos objetivos e estratégias genéricas de Marketing e delineação das táticas de Marketing Mix apropriadas. A Action Research foi a estratégia de investigação adotada. Nesta, o trabalho colaborativo entre o investigador e os membros da organização facilita o diagnóstico da situação organizacional para a analisar posteriormente e agilizar as restantes etapas do Plano. A aferição da qualidade do serviço é um fator-chave na perceção dos clientes (Zeithaml, Bitner, & Gremler, 2005), pelo que,com base no instrumento SERVPERF, se aplicou um inquérito por questionário aos clientes do estabelecimento. Deste projeto conclui-se que o recente interesse que desencadeou o crescimento deste mercado nos últimos anos, em Portugal, contrasta com a falta de dados do perfil sociodemográfico deste consumidor, a par da inexistência de dados de mercado deste setor. Além disso, é necessário ter em conta a importância do digital, tanto na comunicação destes estabelecimentos, assim como na venda de artigos neste meio - e-commerce. É necessária, também, a existência de serviços alternativos, a par de uma renovação constante do stock existente e criação de eventos que cativem os clientes a visitar o estabelecimento mais vezes.


Trabalho final de Mestrado