Aluno: Cristiano Manuel De Oliveira Viegas
Resumo
Esta dissertação evidencia a contribuição do Marketing Empreendedor para a performance da empresa e identifica capacidades e orientações relevantes para esta relação. Ao nível académico, esta dissertação contribui para uma melhor compreensão dos antecedentes e das implicações para os resultados de uma orientação para o marketing empreendedor, enquanto que ao nível empresarial define linhas orientadoras para a melhoria das decisões de marketing por parte das pequenas e médias empresas.
Com base na literatura foi desenhado um modelo que avalia a relação entre quatro antecedentes do marketing empreendedor (duas capacidades e duas orientações estratégicas) e três medidas de resultados.
Este modelo foi testado empiricamente com base em informação recolhida através de um questionário online enviado para uma amostra de pequenas e médias empresas Portuguesas entre Julho e Setembro de 2014.
Os testes empíricos foram efetuados através da metodologia Partial Least Squares (PLS) e os resultados evidenciam que os principais fatores influenciadores do Marketing Empreendedor são a orientação empreendedora e as capacidades de marketing, e que a orientação para o marketing e as capacidades de gestão têm uma menor influência. Em termos de resultados, foi confirmado que o Marketing Empreendedor influencia positivamente a performance de marketing e a performance global da empresa.
Como nota final, este estudo mostra que a orientação para o Marketing Empreendedor tem uma grande importância para a sobrevivência das pequenas e médias empresas, as quais, através da adoção desta orientação podem tornar-se mais competitivas e flexíveis e podem ter melhores resultados (financeiros e não-financeiros).
Trabalho final de Mestrado