Search button

Experiência Televisiva em Portugal: Atitudes e Expectativas Face à Televisão Digital Terrestre

Aluno: Maria Pires Marques Gomes De Sousa


Resumo
A experiência televisiva em Portugal está a mudar. Com efeito, a passagem da era analógica para a era digital faz com que as potencialidades oferecidas pela televisão aproximem a experiência televisiva da navegação na Internet. A passagem para a era digital é marcada pelo switch-off da televisão analógica agendado, a nível europeu, para o ano de 2012. Este trabalho pretende por um lado, perceber quais serão as novas formas de consumo de televisão por parte dos telespectadores e por outro, tentar antecipar como é que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto poderão encontrar novas formas de financiamento num meio que, muito brevemente, será totalmente digital. Será também objecto de estudo, analisar o grau de conhecimento e de possível utilização das novas potencialidades associadas à TDT por parte dos telespectadores. Foram enviados questionários a decisores de operadoras nacionais de televisão de sinal aberto, de empresas de distribuição de conteúdos, de agências de publicidade e de anunciantes, obtendo-se uma amostra de 26 respondentes em 32 inquiridos. Com base na análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é fundamental por um lado, integrar o telespectador na passagem para a era digital e por outro, conseguir que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto encontrem novas formas de aproveitamento do investimento publicitário. Uma conclusão importante deste trabalho é ter ficado claro que a grande arma das televisões para ultrapassar os desafios futuros se mantém quase inalterável: é o foco na produção, na criatividade, na inovação e na modernidade dos conteúdos.


Trabalho final de Mestrado