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PATROCÍNIOS DESPORTIVOS E CAPITAL DA MARCA PATROCINADORA: ESTUDO EXPLORATÓRIO NA PERSPETIVA DO ADEPTO

Aluno: SÍlvia Ferreira Santos


Resumo
Os patrocínios desportivos têm vindo a assumir grande importância no panorama mundial, quer para clubes ou eventos desportivos patrocinados, quer para as marcas patrocinadoras: permitem que a marca comunique com os seus clientes de forma mais indireta e subtil e, quando associados a situações de forte envolvimento emocional como o desporto, podem ter efeitos positivos no capital da marca patrocinadora. A literatura existente revela que a forte ligação dos adeptos ao seu clube tende a transferir-se para a marca que o patrocina, permitindo às marcas patrocinadoras aproximar-se de uma audiência ampla e envolvida. O impacto dos patrocínios desportivos no capital da marca patrocinadora não é um fenómeno linear. O envolvimento dos adeptos com o clube, a perceção de congruência entre patrocinador e patrocinado ou a existência de um portfolio de patrocínios são fatores a considerar. Estes influenciam a resposta ao patrocínio, quer ao nível da notoriedade da marca patrocinadora e sua imagem de marca, quer ao nível da influência no comportamento de compra. O propósito deste estudo foi o de investigar os fatores que potenciam a perceção de patrocínios desportivos e o seu impacto no capital da marca patrocinadora. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, onde se analisou em profundidade os tópicos em estudo. A investigação providencia uma análise aprofundada de como os adeptos percecionam os patrocínios desportivos e como isso impacta no capital da marca patrocinadora. Os resultados obtidos sugerem que os patrocínios desportivos impactam na notoriedade e imagem da marca patrocinadora, pela criação de associações à marca.


Trabalho final de Mestrado