Aluno: Diana Carolina Da Cruz Duque
Resumo
Desenvolver marcas fortes é uma prioridade para muitos empreendedores
e empresas, contudo o processo de criação e gestão destas é algo difícil e
complexo.
O Modelo de Capital da Marca Centrado no Cliente, proposto por Keller
(1993), apresenta-se como um guia para a gestão estratégica de marcas,
facultando orientações tácticas específicas para planear, desenvolver, mensurar
e gerir o capital da marca. Este modelo revelou-se primordial para o
desenvolvimento deste projecto cujo objectivo foi a criação e desenvolvimento
de uma nova marca online .
Em primeiro lugar foi necessário desenvolver um conceito de negócio
específico, sendo estabelecido à priori o quadro de referência competitivo, (o
mercado-alvo e a concorrência), e o posicionamento da marca. De seguida foram
exploradas formas de criar capital da marca, como por exemplo, através de
elementos da marca, de programas de marketing, e da geração de associações
secundárias.
Por fim, abordou-se o contributo deste projeto, onde foram descritas as
suas limitações e apresentadas linhas de trabalho futuro.
Trabalho final de Mestrado