Aluno: Mariana Lopes CamisÃo De MagalhÃes FeijÓ
Resumo
O constante avanço da tecnologia e o desenvolvimento das ferramentas Web 2.0 trouxeram grandes mudanças no campo da interação com o consumidor. As empresas percebem que têm de estar presentes na Internet, quer isso seja do seu agrado, ou não, dado que muitas marcas são tema de conversa nas redes sociais. O sector bancário também se preocupa em acompanhar o desenvolvimento tecnológico para garantir a preferência dos seus consumidores. Já existe literatura acerca das mudanças relacionadas com o desenvolvimento da Web 2.0 mas acerca do sector bancário, principalmente no contexto português, a literatura é escassa.
O objetivo do presente trabalho é avaliar a presença na Web 2.0 de um banco português através da utilização da proposta feita por Nueesch, Puschmann e Alt (2012). Sendo a questão de investigação ?Qual o nível de maturidade do banco Millenium BCP na utilização de tecnologias da Web 2.0??. Para isso foi realizado uma netnografia por meio da recolha e análise de dados secundários.
O estudo realizado demonstrou que, embora a instituição bancária analisada não tenha ainda atingido o ponto máximo de maturidade, demonstra preocupação e valorização da presença da banca nas tecnologias Web 2.0. É visível que a empresa assume que este é um meio importante de chegar aos seus clientes, conhecê-los melhor e que essa aproximação é bem percecionada pelos mesmos, o que trará benefícios para a empresa.
Trabalho final de Mestrado