Search button

Utilização dos Social Media numa Campanha de Comunicação Integrada da Industria Farmacêutica com a População. Estudo de Caso na Área da Enxaqueca

Aluno: Marisa Andrea Lopes Rodrigues


Resumo
Este trabalho foca-se na temática das alterações no paradigma da comunicação fruto da generalização da internet e das modificações no comportamento dos doentes, e.g. na pesquisa de informação sobre saúde online. Para melhor entender o impacto desta mudança, decidiu-se efetuar um estudo de caso de uma campanha da Indústria Farmacêutica (IF), na área da enxaqueca, nos social media cujo segmento alvo é a população. O estudo de caso foi efetuado através de duas entrevistas em profundidade a dois colaboradores envolvidos no caso, seguida de uma análise de conteúdo ao historial de comentários da página de Facebook® da campanha. Verificou-se que com um orçamento curto, com uma estratégia bem definida e com uma comunicação integrada entre canais, é possível lançar uma campanha de sensibilização para a patologia nos social media, cujo crescimento gerou partilha de informação e engagement entre doentes, levando a um impacto positivo na sua saúde. Esta campanha é um exemplo de como a Indústria Farmacêutica poderá ser importante na evolução das funções dos doentes e médicos, consequentes da alteração do paradigma da comunicação.


Trabalho final de Mestrado