Search button

MOTIVAÇÃO E LEALDADE DOS ADEPTOS DO SPORT LISBOA BENFICA E A SUBSCRIÇÃO DE CANAIS DESPORTIVOS

Aluno: Rui Pedro Dos Santos Furtado


Resumo
Os canais desportivos dependem da captação e retenção de subscritores. Para melhor entender o comportamento dos subscritores importa investigar o que os leva a ver desporto seja ao vivo ou na televisão. Este trabalho aborda as motivações dos adeptos de um clube nacional, Benfica, e investiga os dois canais desportivos sujeitos a subscrição a nível nacional, a BTV pertencente ao Benfica e a Sport Tv, o único canal de televisão nacional dedicada exclusivamente a desporto. Aborda-se também a influência da lealdade dos adeptos, em termos comportamentais e atitudinais para perceber se importa no momento de subscrever o canal concorrente ao do seu clube. O estudo foi alicerçado numa revisão de literatura inicial sobre os temas relevantes para o trabalho empírico. A recolha de dados envolveu a aplicação de um questionário online a adeptos do Benfica, com recurso a uma amostra de conveniência. Percebeu-se que as motivações estudadas não apresentam uma grande influência na opção de subscrever um dos dois canais televisivos. Por outro lado na subscrição ou não de qualquer dos canais, as motivações já demonstraram ter relevância. Os adeptos demonstram ainda, uma maior lealdade atitudinal que comportamental apesar de nenhuma ser relevante para a subscrição dos canais estudados.


Trabalho final de Mestrado