Aluno: Duarte Nuno AndrÉ Figueira
Resumo
Os responsáveis do empreendimento de turismo de habitação Quinta do Campo, após um período de estagnação e de indefinição quanto ao rumo a dar à actividade, decidiram relançar o seu negócio. Contribuiram para essa decisão a resolução de parte dos problemas financeiros que estrangulavam a actividade da Quinta e a constatação da existência de oportunidades decorrentes da expectativa de crescimento da procura turística em Portugal, especialmente no segmento de mercado em que opera.
Este trabalho avalia, numa perspectiva de marketing, o actual posicionamento da Quinta do Campo e propõe um plano de marketing para a mesma.
Os dados recolhidos em publicações especializadas deram uma visão global do turismo em Portugal e da sua pespectiva de evolução;a literatura consultada permitiu analisar questões essenciais relativas ao marketing aplicado ao turismo.
As várias entrevistas com os responsáveis da Quinta permitiram-nos avaliar as limitações actuais da Quinta que se torna necessário ultrapassar para um relançamento bem sucedido da sua actividade.
Em sintese recomenda-se, com sustentação na análise efectuada e descrita ao longo do trabalho, um plano que contemple as seguintes acções:
a) Reformulação e requalificação de algumas das infraestruturas.
b) Construção da marca Quinta do Campo.
c) Construção de um novo site e presença nas redes sociais.
d) Estudo da segmentação e da satisfação dos clientes.
e) Contratação de pessoal qualificado.
f) Estabelecimento de acordos com prestadores locais de serviços turísticos especializados.
g) Metodologia de controlo da actividade.
Trabalho final de Mestrado