Aluno: Dalila Rodrigues Spencer SalomÃo
Resumo
A economia mundial é atualmente caraterizada pela globalização, que transformou os mercados mais competitivos sendo necessário cada país concentrar mais esforços para obter melhor performance e diferenciação, tornando-se imperativo o desenvolvimento do conceito place branding. Esse facto obriga os países a criar estratégias de marketing para melhor potenciar o desenvolvimento económico e com isso atrair turistas, investimentos , mão-de-obra qualificada, aumentar as exportações e a valorização da cultura.
Para um melhor posicionamento da marca país há que entender as perceções que existem, a imagem na mente do consumidor. Entender o grau de familiaridade e afetividade que existe, a disponibilidade de informação e interação com a cultura.
O projeto de promoção de Cabo verde já é uma realidade, existindo já a marca turística de Cabo Verde. Esta investigação tem como principais objetivos entender as perceções e associações que os estrangeiros têm de Cabo Verde, perceber a disponibilidade de informação, entender as diferenças entre a imagem dos visitantes e os não visitantes, para desta forma responder a questão de Investigação: ?Qual a imagem global que os estrangeiros têm de Cabo Verde??
O método utilizado na obtenção de dados foi por inquéritos online, através de uma amostragem não probabilística, por conveniência de 198 inquiridos.
Com esta análise concluiu-se que os visitantes têm uma imagem mais favoravel que os não visitantes e a imagem percecionada é somente turística de sol e mar. Embora o grau de conhecimento sobre Cabo Verde seja fraco, este possui uma imagem global favorável no estrangeiro.
Trabalho final de Mestrado