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O Impacto das Caracteristicas do email Marketing na Atitude dos Destinatários

Aluno: Ana Margarida Alcobia Morais


Resumo
Dada a crescente evolução da Internet nos últimos anos e a crescente utilização de plataformas digitais por parte da população portuguesa e devido também à criação de novos meios de comunicação, em particular de e-mails marketing, considerou-se pertinente estudar qual o impacto que os mesmos têm junto dos destinatários. O foco do presente estudo vai para os e-mails marketing baseados em Permission Marketing, isto é, e-mails com mensagens personalizadas e promocionais, que são enviados segundo a autorização por parte do indivíduo. Assumindo-se como uma temática relativamente recente, não existe ainda consenso sobre as características de um e-mail marketing que determinam a atitude de um indivíduo perante a receção e abertura do mesmo. A metodologia utilizada foi a quantitativa, através de um questionário online, administrado a uma amostra não probabilística por conveniência de 228 inquiridos. De forma a realizar os objetivos propostos foi aplicada uma regressão linear múltipla, da qual se pôde concluir que as características que mais influência têm, na atitude positiva do destinatário são: o Design, a Familiaridade, a Atualidade e o Entretenimento. No que diz respeito aos indicadores que mais sobressaíram neste estudo, uma vez que despoletaram maior interesse junto dos inquiridos, pode destacar-se, os layouts diferenciadores, originais e criativos, a representação de uma empresa com a qual o destinatário está familiarizado, as mensagens que contêm informações atuais e as mensagens que utilizam jogos, quebra-cabeças e/ou brindes no seu conteúdo.


Trabalho final de Mestrado